[ editar artigo]

Temos um convite para você, professor(a) ou gestor(a) escolar

Temos um convite para você, professor(a) ou gestor(a) escolar

O Camadas Educacionais foi reformulado em 2020 e se tornou um blog-comunidade.

Como reação à pandemia, quando a comunicação (e a educação) aconteceram de maneira totalmente remota, surgiu a motivação em criar uma plataforma de conteúdo para falar sobre temas relevantes para educadores e gestores escolares. Além da criação própria, o objetivo era criar um espaço virtual para que qualquer profissional pudesse compartilhar saberes e práticas com a comunidade.

Neste período, percebemos uma grande procura por artigos que tratassem da Educação no contexto da pandemia e ficamos felizes em saber que contribuímos com conteúdo relevante para os visitantes do blog-comunidade.

Agora, temos uma proposta e precisamos da sua ajuda!

Acreditamos ser um ótimo momento para convidar você, professor(a) ou gestor(a) escolar, a compartilhar suas práticas pedagógicas e de gestão neste período de ensino remoto. O que acha da ideia?

O momento é de preparação para iniciar mais um ano letivo, ainda repleto de incertezas sobre o processo. Gostaríamos de aproveitar nossa comunidade para compartilhar relatos de práticas pedagógicas e de gestão, para que possamos nos fortalecer.

Vamos!

 

Dicas para escrever seu relato de prática

  1. Escolha a prática pedagógica ou de gestão que você quer compartilhar.

  2. Não existe um formato ideal de texto, cada autor e autora precisa da liberdade de criar. Uma sugestão de estrutura para o texto é:

    • Contextualização (idade dos alunos, área do conhecimento, escola pública ou privada, recursos disponíveis)

    • Objetivos pedagógicos ou de gestão

    • Desenvolvimento (como foi a realização da prática)

    • Resultados (qual foi o resultado pedagógico, qual o feedback dos alunos e professores, quais os aprendizados envolvidos)

  3. Não existe tamanho ideal, mas como referência sugerimos que o texto tenha entre 500 e 2000 palavras (entre 1 e 4 páginas no editor de texto). Caso seja um texto grande, pense na possibilidade de dividir em mais de uma publicação

  4. Divida seu texto em subtítulos, a organização facilita a leitura e a compreensão

  5. Faça pesquisas para confirmar todas as informações antes de publicar e, claro, não esqueça de indicar as fontes. Acreditamos na valorização dos dados científicos e pesquisas acadêmicas, compartilhe com seus leitores e leitoras

  6. Utilize imagens, gráficos e infográficos para enriquecer o artigo

 

Foto por Rinck Content Studio em Unsplash.

 


Gostou do texto? Seja membro

Faça o login (no canto superior direito) para ter acesso a materiais exclusivos, receber avisos de novos conteúdos relevantes para você e escrever artigos autorais que serão lidos por todo o público do Camadas Educacionais.

A comunidade é mantida pela Layers Education, referência em soluções de tecnologia para as escolas. Visite o site e conheça!

Camadas Educacionais
Henrique Uyeda do Amaral
Henrique Uyeda do Amaral Seguir

Henrique Uyeda do Amaral é escritor e educomunicador. Responsável pela gestão e produção de conteúdo no blog-comunidade. Especialista em educação e tecnologia, já atuou como educador, formador de professores, autor de material didático e mais.

Ler conteúdo completo
Indicados para você