[ editar artigo]

Sobre se unir para ajudar...

Sobre se unir para ajudar...

Vivíamos em ritmo acelerado, época em que as pessoas corriam contra o tempo. As famílias pouco dialogavam entre uma olhada e outra na tela dos telefones celulares. Os filhos disputavam a atenção com a TV ligada diante dos olhos dos pais. E as obrigações, as demandas de trabalho tomavam, praticamente, todo o tempo de atenção.

De repente, o mundo mudou.

Famílias inteiras reclusas em casa, tendo que se adaptarem rapidamente. Os trabalhos deixaram de ser motivo de tanta correria. Tivemos que nos adequar ao home office com a estrutura que podíamos organizar. E os filhos nem sequer se despediram dos coleguinhas e passaram a vivenciar a escola em casa.

O medo tomou conta. A rotina acelerada se transformou em um paradeiro, porém, conturbado.

Os comércios foram fechados, empregos foram perdidos. Sem falar no pânico direcionado à saúde, com repetidas esterilizações e fragilidades que não estávamos acostumados.

Por meio de um vírus invisível a humanidade se viu tão pequena e impotente!

Diante desse cenário, sentimos a necessidade de ajudar. A ansiedade se fez presente na vida de cada um e tomou uma proporção imensa. Por isso, eu e mais cinco psicólogas de Minas Gerais nos unimos e formamos, no início da quarentena, a Clínica Essencialmente Psi. Nós nos organizamos, inicialmente, para acolhermos os profissionais de saúde que estavam na linha de frente do combate ao Covid-19. No entanto, as demandas foram chegando com as mais diversas naturezas. E passamos a atender a comunidade em geral.

Como quem ajuda, sempre é ajudado, contamos com o apoio da equipe da Tenda Digital. Esses meninos de ouro prontamente se disponibilizaram, criaram o atalho para o cadastro de quem necessita de acolhimento e apoio psicológico. Assim, conseguimos organizar melhor as agendas que ficaram lotadas. Além disso, voluntariamente fizeram o vídeo para ajudar na divulgação. E a partir daí, as demandas não pararam. Nosso plantão abrangeu o país todo! Somos muito gratas a essa parceria com a Tenda.

Fazemos o plantão voluntário, com até três atendimentos online, durante o período de isolamento.

Se você está sentindo necessidade ou conhece alguém que precise, nós podemos ajudar!

Basta acessar nosso perfil no Instagram @essencialmentepsi e fazer o cadastro pelo link na Bio.

Vale lembrar que nossa iniciativa inspirou outros profissionais que passaram a se dedicar também de forma on line e voluntária.

Convido você a se doar também. Poder ajudar quem precisa é muito gratificante e, garanto que o maior beneficiário será você mesmo. Ninguém é mais forte do que todos nós juntos!

Izabela Giannetti Horta

Psicóloga, educadora e membro da Essencialmente – Clínica Ampliada de Psicologia

Imagem: https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/medico' - Médico vetor criado por freepik - br.freepik.com

 

 


Seja membro da comunidade

Faça o login (no canto superior direito) para ter acesso a materiais exclusivos, receber avisos de novos conteúdos relevantes para você e escrever artigos autorais que serão lidos por todo o público do Camadas Educacionais.

Ler matéria completa
Indicados para você