[ editar artigo]

Quais os motivos da evasão escolar no Brasil

No Brasil, o sistema de educação passa por vários problemas, desde a falta de investimento em novas unidades até os baixos salários pagos aos professores. Mas, se existe um problema grave que vem chamando a atenção nos últimos anos, esse é o caso da evasão escolar.

A evasão escolar acontece quando um aluno matriculado na instituição de ensino deixa de frequentar as aulas.

Segundo os dados do Todos pela Educação, movimento da sociedade civil que tem o objetivo de assegurar o direito à Educação Básica de qualidade para todos os cidadãos até 2022, alguns números relacionados com a questão da evasão se tornaram alarmantes no Brasil:

  • Só 76% dos jovens concluem o Ensino Fundamental;
  • 41,5% dos jovens não concluem o ensino médio até os 19 anos de idade.

É comum que os profissionais à frente da área administrativa das escolas passem por vários desafios no dia a dia. Mas aqui é o momento de conhecer mais a fundo os detalhes sobre o que é a evasão escolar e quais os 6 principais motivos que fazem ele acontecer.

O que é evasão escolar?

O ano letivo inicia e todos os alunos começam a frequentar as aulas. Mas de uma turma de 40 estudantes, só 30 chegam até o final do ano na turma regular.

Esses alunos que ficaram de fora da turma final são aqueles que deixam de acompanhar as aulas ao longo do ano, que é o processo de evasão escolar.

Mas esse problema vai muito além, já que na evasão os alunos realmente abandonam os estudos por completo, não retornando para retomar no ano seguinte.

6 principais motivos da evasão escolar no Brasil

Analisar os principais motivos para o aumento da evasão escolar é parte importante do processo de encontrar soluções para ela. Por isso conheça aqui a lista com os motivos que mais se destacam para explicar esse movimento em diversas áreas e locais pelo país.

1. Dificuldade de ir até a escola

Um dos principais motivos que fazem parte dos jovens e crianças abandonarem a escola, entrando na estatística da evasão escolar, é a dificuldade em termos de estrutura para se dirigir todos os dias até lá.

Existem diversos lugares no Brasil onde é preciso levar horas até conseguir chegar na escola. E isso é um fator que interfere diretamente não só na motivação de frequentar o ensino básico, como também na capacidade de concentração e aprendizado desses alunos.

Abandonar a escola acaba sendo uma escola fácil e difícil de contornar. A falta de unidades em todas as cidades explica parte desse problema.

2. Dificuldade acadêmica

A incapacidade de lidar com a necessidade de continuar com os estudos é outra razão para as crianças abandonarem a escola. Crianças que não conseguem ler até a quarta série têm muito mais chances de abandonar a escola por não conseguirem acompanhar os colegas.

Um caminho natural para os alunos com mais dificuldade é repetir de ano, o que só aumenta ainda mais o desconforto com os estudos.

3. Dificuldade econômica

É fácil perceber que os alunos de grupos de baixa renda ficam mais propensos a abandonar a escola. Eles podem ter que trabalhar para ajudar a sustentar sua família.

Escolher entre o trabalho e a escola sempre possui um peso desigual na balança de famílias que possuem um nível de renda abaixo da média.

4. Problemas na família

Existem também problemas dentro das famílias que acabam afetando o desempenho e, consequentemente, geram a evasão escolar. O mais comum entre eles é a separação dos pais.

Algumas crianças podem precisar ficar em casa para cuidar de seus irmãos enquanto os pais saem para trabalhar. Aqui podem surgir vários outros motivos ligados diretamente à dificuldade de prosseguir na escola.

5. Desinteresse e falta de perspectivas para o futuro

Existem alunos que preferem ir atrasados ​​para a escola, faltar às aulas e fazer longas pausas para retornar. Essas atitudes já podem mostrar alguns sinais: a falta de interesse muitas vezes leva ao abandono escolar.

Alguns alunos acham difícil se conectar com o professor ou possuem a sensação de que não estão aprendendo nada de útil acompanhando todas as aulas. Analisando mais a fundo, podemos observar que os professores possuem dificuldades para motivar o suficiente cada aluno para se dedicar aos estudos.

Mas também existe uma mescla de motivos que juntos culminam na falta de perspectivas para o futuro. Os alunos não conseguem enxergar de forma prática o retorno que a escola pode oferecer mais a frente.

6. Falta de apoio para os estudantes

Esta é uma questão que vai além do lado financeiro e da capacidade dos alunos de enfrentar a jornada de ir até a escola. Envolve todo o modelo de gerenciamento das escolas e também dos professores, que não estão preparados em momento algum das suas formações para lidar com pontos mais complexos e pessoais da vida dos jovens.

Os alunos podem estar sofrendo de uma mistura de problemas que já explicamos acima. E a falta de apoio nesse momento pode criar o sentimento de abandono, resultando na evasão escolar.

Por isso é importante contar com profissionais dentro das escolas que façam um acompanhamento mais próximo e pessoal de cada aluno.

O que gestores e educadores podem fazer para reduzir esse problema?

Depois de conhecer todos esses fatores, a pergunta que fica é: o que gestores e educadores podem fazer para evitar?

Cada um pode fazer seu papel para enfrentar essa questão da evasão escolar. Claro que deve existir uma colaboração entre governos, escolas, famílias e também a sociedade para combater de forma mais ativa essa questão.

Nenhum desses atores separadamente vai conseguir mudar de vez esse cenário. Mas se cada um fizer sua parte, enfrentando cada um desses motivos que levam as crianças e jovens a saírem da escola, logo os números tendem a cair e todos passam a ter um futuro melhor pela frente.

Gostou de saber todos os detalhes sobre o problema da evasão escolar no Brasil? Para não perder nenhuma novidade sobre os assuntos mais importantes na área de educação, acesse agora o blog Camadas Educacionais e deixe seu email para receber nossos conteúdos exclusivos!

 


Seja membro da comunidade

Faça o login (no canto superior direito) para ter acesso a materiais exclusivos, receber avisos de novos conteúdos relevantes para você e escrever artigos autorais que serão lidos por todo o público do Camadas Educacionais.

Camadas Educacionais
Ler conteúdo completo
Indicados para você