[ editar artigo]

MUSEU FIRST BRASIL - brasileiro na arena do World Festival 2015

MUSEU FIRST BRASIL - brasileiro na arena do World Festival 2015

O ano de 2014 foi repleto de acontecimentos marcantes no mundo da First Lego League no Brasil. Muitos de nós, educadores, competidores, familiares, tivemos a oportunidade de ouvir uma palestra incrível do Sr. Woodie Flowers em Belo Horizonte, na ocasião do primeiro Festival Internacional de Robótica, simultaneamente a World Skills. Um dia antes da palestra, eu tive oportunidade de tietar o Woodie no hotel e tiramos uma foto "joinha"

Mas, no dia seguinte a realidade foi de muito trabalho e Have Fun total! 

 

Foto: Daniel Tiepo, juiz de arena no Festival Internacional 2014

 

Vale destacar que, em 2014, tivemos um crescimento exponencial no número de times, e das 350 equipes inscritas em regionais, realizamos a maior etapa nacional até então, com 60 times, na temporada World Class, no Distrito Federal.

Para mim, particularmente, foi o ano de ouro!

Foto: Abraço com a equipe chilena The Mainstream no Festival Internacional 2014

Ao longo de 2014 tive oportunidade de atuar como Juiz Chefe de Arena e algumas etapas regionais, fiz várias formações de novos juízes que estavam chegando! E finalmente, realizei o sonho de me inscrever, e ser aprovado na seleção, para ser o primeiro juiz de arena brasileiro, oficialmente convidado pela FIRST, para atuar na arena do desafio do robô, em Saint Louis, nos Estados Unidos da América. Isso aconteceu no ano de 2015.

Foto: Divulgação no twitter da ZOOM education 2015. 

 

Essa conquista só foi possível com o apoio da ZOOM education, agradeço ao Sr. Marcos Wesley por me encorajar e incentivar a realizar essa jornada internacional! Agradeço também a minha irmã Renata Fonseca, que estava fazendo intercâmbio na Universidade do Arizona, e foi até Saint Louis participar comigo, como minha “ajudante” ou como eles chamam lá field reset (a pessoa que reseta ou reorganiza a mesa, entre um round e outro!).

Foto: Parceria entre irmãos, Renata Fonseca como Field Reset e Daniel Tiepo como Juiz (Referee) de arena no World Festival 2015. Acervo pessoal.

 

Chegar no World Festival como Juiz, participar da organização das mesas na arena para 108 times de todos os cantos do planeta, reunir com os outros Juízes para alinhamento de regras e combinados para uma atuação impecável, foi sem dúvidas o maior desafio que eu já tinha vivido até então. Por isso, essa foto da equipe completa da arena (foto de capa), em que eu consegui estender a nossa bandeira brasileira, com muito orgulho, simbolizando nossa participação ativa nesse evento tão maravilhoso, teve e tem muito significado pra mim, e espero que possa inspirar outras pessoas a se aventurarem nesse mundo de trabalho voluntário e aprendizado para a Vida, vivenciando de fato o Gracious Professionalism, Hey!

Guardo muitas imagens desses dias que passei no ginásio com pessoas incríveis e de diferentes nações, focadas em demonstrar seus projetos e robôs mirabolantes!

Foi muito legal, por exemplo, conhecer a equipe Grega e festejar com eles! A energia estava realmente alta com esse time!!

Foto: Equipe grega Robot Masters uniformizada, e de laranja um dos apresentadores do World Festival 2015. Acervo pessoal.

 

Tive oportunidade de conhecer e conversar com o KKK! Kjeld Kirk Kristiansen, neto do fundador da Lego!! Na ocasião, fomos apresentados, conversamos brevemente, e ao final dei a ele um dos meus botons, ele pegou, olhou e me perguntou se eu tinha o cartão pessoal dele, me oferecendo um minifigure personalizado!!! Item de colecionador! Fiquei tão feliz, feliz como uma criança!

 

Foto: Kjeld Kirk Kristiansen, neto do fundador da Lego e Daniel Tiepo no World Festival 2015. Twitter da ZOOM education.

 

Por fim, destaco a oportunidade que tive de conhecer e conversar com o fundador Dean Kamen! Para minha surpresa ele disse ter ouvido muitos elogios sobre a atuação da dupla brasileira na arena! Obviamente que dentro desse contexto, ouvir isso do chefão é incrível! 

 

Foto: Daniel Tiepo, Dean Kamen (Fundador da FIRST) e Renata Fonseca no World Festival 2015. Acervo pessoal.

A temporada World Class no Brasil foi super disputada, com cerca de 3.500 alunos participando ao longo das 10 etapas regionais. 350 equipes inscritas, 60 classificadas para a etapa nacional em Brasília, realizada de 13 a 15 de março de 2015, e tivemos 2 times classificados para o World Festival em Saint Louis representando o Brasil, AC/DC/EG e SESI Big Bang Birigui

Para encerrar esse relato da minha experiência, quero falar da minha última participação. Sim, é isso mesmo que você está pensando! Eu fui convocado para ser um dos Juízes auxiliares na grande Final!

Inspirado na experiência brasileira, o nosso head David Brooks inovou no World Festival, promovendo uma partida Final, entre os times que mais pontuaram na mesa. Times que representavam Israel e Jordânia! Foi realmente uma final eletrizante, vitória da Jordânia, por uma pequena diferença de pontos. E deixo aqui com vocês, um vídeo desse momento! 

Espero também que esse relato encoraje você a realizar seu sonho, correr atrás, estudar e curtir cada momento! Have Fun!!!

Obrigado pela atenção! Deixe ai seus comentários... um abraço virtual do Tiepo.

Foto: Final Israel x Jordânia no World Festival 2015. Acervo pessoal.

Incrível foi saber, pelo tio Matheus! que ano de 2018, eu virei até cartaz da central de voluntários da FLL no World Festival! Veja a foto aqui.

Esse artigo foi escrito por Daniel Tiepo, voluntário FIRST desde 2010.

 


Seja membro da comunidade

Faça o login (no canto superior direito) para ter acesso a materiais exclusivos, receber avisos de novos conteúdos relevantes para você e escrever artigos autorais que serão lidos por todo o público do Camadas Educacionais.

Camadas Educacionais
Daniel Tiepo
Daniel Tiepo Seguir

Pedagogo e professor de história. Atua como especialista da ZOOM education, com experiência em cultura maker, fundador da SER consultoria educacional. Autor de material didático STEAM. Apresentador F1 in Schools. Voluntário FIRST desde 2010.

Ler conteúdo completo
Indicados para você