[ editar artigo]

Metodologias ativas: o que são e como colocar em prática

A facilidade do acesso à informação está mudando o atual formato de educação pelo mundo inteiro. O educador, que para muitos é visto como o protagonista dentro da área de ensino, passa a fazer o intermédio no processo de aprendizagem. Ou seja, as metodologias ativas mudam o conceito de relação entre aluno e professor.

Já tinha ouvido falar no termo de metodologias ativas? Neste modelo, o aluno protagoniza o processo de aprendizado.

Neste método, usando metodologias ativas, as aulas passam do formato expositivo tradicional para ter uma participação cada vez maior do aluno.

Aqui você vai entender de fato o que são metodologias ativas e conhecer os principais exemplos do que vem sendo usado atualmente.

O que são metodologias ativas?

Para entender o que são metodologias ativas, basta pensar primeiro na maneira que você, sim, você mesmo que está lendo este conteúdo, aprendeu as disciplinas na escola. Era sempre um professor que chegava em todas as aulas colocando as informações da aula no quadro e você copiando porque aquilo que era falado seria assunto da prova, correto?

Pois é, o modelo de metodologias criativas é justamente o inverso disso! Ao invés de ter algo tão improdutivo, as ações dentro das aulas possuem características como:

  • São baseadas em projetos: ao invés de jogar conteúdo atrás de conteúdo, todo o aprendizado é feito com base em um projeto específico. Tudo ensinado será com o objetivo de entregá-lo;
  • Envolve soluções de problemas reais: você sempre quis saber para que serviria no mundo real aquelas fórmulas de matemática que aprendia? Com as metodologias ativas, antes de aprendê-las, os alunos conseguem ver o seu uso como uma forma de alcançar a solução de um problema real;
  • Professor como intermediador: existe um problema e os alunos sabem como buscar as informações. Agora o papel do professor é atuar como um intermediador entre esses pontos, ajudando a encontrar a informação certa para resolver a dificuldade ou problema encontrado.

Todo esse trabalho feito por meio de metodologias ativas possui um grande potencial pedagógico quando é bem trabalhado

Usar metodologias ativas traz resultado?

Uma dúvida que sempre surge quando se fala das metodologias ativas é se essa estratégia realmente melhora os resultados dos alunos em termos de evolução do aprendizado.

Mas a verdade é que existem vários casos de sucesso mundo afora implementando essa forma diferente de ensino. O mais conhecido entre todos é o da Finlândia, país europeu que liderou o ranking PISA - Programme for International Student Assessment (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) nas 3 primeiras edições.

Esse ranking faz uma avaliação mundial de desempenho escolar a cada 3 anos, e chamou a atenção a Finlândia ter conquistado a liderança em 2000, primeiro ano de realização do PISA, 2003 e 2006. Nas edições seguinte, os países asiáticos, como China e Cingapura, foram os destaques, mas a Finlândia sempre se mantêm no Top 10.

Parte desse resultado vem sim da aplicação de metodologias ativas dentro de todo o setor de educação e ensino no país.

Exemplo da metodologia de ensino na Finlândia

Podemos dar um exemplo claro de como esse país nórdico consegue fugir do modelo tradicional de ensino e partir para uma forma onde os alunos são os verdadeiros protagonistas.

É comum que no início do ano letivo, os professores incentivem os alunos a pensarem em conjunto em um tema central que irão trabalhar ao longo do próximo semestre. E é esse tema que norteia todas as áreas de ensino.

Um dos temas escolhidos foi sobre a evolução dos aparelhos celulares. Afinal, muitas crianças não conheceram os modelos que surgiram antes dos smartphones. E, a partir desse tema, os professores conseguiram pensar em conteúdos de matemática, línguas, ciência e história para ensinar no dia a dia, sempre com o objetivo final de aprender sobre o tema.

Na série Destino Educação, produzido no Brasil pelo canal de televisão Futura, foi gravado um episódio completo apresentando detalhes de como funciona a metodologia desse país que sempre é destaque no quesito educação. Confira:

5 exemplos para colocar em prática as metodologias ativas

Agora que já entendeu melhor o que é uma metodologia ativa e que os resultados alcançados podem ser muito valiosos, você vai conhecer uma lista de 5 exemplos que pode aplicar para conseguir ter o uso prático dessas metodologias.

1. Robótica

Incluir o ensino de robótica dentro das salas de aula é uma das principais maneiras de implementar o conceito de metodologias ativas.

O grande diferencial é que os alunos engajam muito melhor quando estão construindo algo concreto, que será entregue e utilizado de maneira prática, que é justamente o caso dos projetos de robótica.

2. Programação

É difícil encontrar nas aulas tradicionais o uso de aprendizados fundamentais para qualquer ser humano, como são os casos do raciocínio lógico, resolução de problemas e organização. Mas essas disciplinas podem ser aprendidas na prática através das aulas que envolve programação.

3. Uso de jogos

Despertar o prazer por aprender faz parte das ações de utilização das metodologias ativas. E nada melhor do que fazer o uso de jogos para conseguir isso!

Usar os jogos para educar ajuda a criar um ambiente mais propício e interessante para os alunos se interessarem ainda mais pelos assuntos trabalhados.

4. Ações imersivas

Fazer a imersão em uma situação real e não ficar só na teoria. Essa é uma das ações mais praticadas dentro da metodologia, que pode ser realizada tirando os alunos com mais frequência da sala de aula ou fazendo uso das tecnologias que permitem essa imersão, como são os casos das soluções de aplicativos de realidade virtual e realidade aumentada.

5. Sala de aula invertida

Ao invés de esperar o professor passar o conteúdo, os alunos já entram em contato com eles antecipadamente e depois tiram as dúvidas nas aulas. Essa é a prática da sala de aula invertida, onde os alunos passam a questionar e o professor representa o ponto que tentará explicar as respostas.

Entendeu como as metodologias ativas podem fazer toda a diferença para mudar o panorama atual de educação e como aplicar tudo na prática? Compartilhe clicando abaixo e veja o que a sua rede de gestores acha sobre isso!

 


Seja membro da comunidade

Faça o login (no canto superior direito) para ter acesso a materiais exclusivos, receber avisos de novos conteúdos relevantes para você e escrever artigos autorais que serão lidos por todo o público do Camadas Educacionais.

A comunidade é mantida pela Layers Education, referência em soluções de tecnologia para as escolas. Visite o site e conheça!

 

Camadas Educacionais
Ler conteúdo completo
Indicados para você