[ editar artigo]

Leitura infantil: 10 dicas de livros para as crianças

Leitura infantil: 10 dicas de livros para as crianças

 

Durante a quarentena imposta pela maioria dos governos estaduais devido à pandemia do coronavírus, surge uma grande preocupação dos pais em relação aos seus filhos: como deixá-los com a cabeça ocupada no período de isolamento? É aí que um bom livro para os pequenos pode ajudar. 

Existem diversos livros que ajudam muito as crianças, desde aqueles com histórias mais infantis até os que pedem um pouco mais de reflexão por parte dos (mini) leitores. Listamos 10 livros que os pais podem comprar para seus filhos. Eles não vão se arrepender. Se liga aí!

 

Meu primeiro dia de aula

Chegou o grande dia, o primeiro dia de aula! Com um pouco de medo, Paula se prepara para sua nova experiência. No caminho para a nova escola, a garotinha conversa com os seus pais e eles lhes contam que quando eram crianças o primeiro dia de aula foi muito legal. Esta é uma história que irá mostrar ao pequeno leitor o quanto as mudanças são boas e que o primeiro dia de aula em uma nova escola não é ruim, logo acontece a adaptação. Aproveite este momento para conversar com o seu pequeno sobre este assunto!

Editora: Nova Alexandria 

 

A casa dos pequenos cientistas

Imagine uma casa diferente de todas as outras que existem: ela expande a capacidade de descobertas e invenções na infância e torna a criação rotina. E tudo isso acontece da melhor forma possível: brincando. As experiências abrem caminho para os pequenos encontrarem respostas para suas grandes questões.

Editora: WMF

 

Esconda e aprenda palavras

No livro Esconda & Aprenda! Palavras, os pequenos descobrem novas palavras e onde elas estão presentes, brincando de abrir e fechar as abas! O que tem no armário do quarto? E no armário da cozinha? A brincadeira se estende utilizando os móveis e objetos que temos em casa e passa ainda pela sala de aula, pelo parquinho e até pela fazendinha! Onde será que vamos encontrar essas palavras?

Editora: Todo Livro

 

O olho da rua

Felipinho, ao notar que seu pai estava um pouco triste, sentiu que havia algo diferente acontecendo. De repente, o garoto ouviu sua mãe dizendo que o pai estava no olho da rua. Então Filipinho, como era muito preocupado com sua família, decide ir para as ruas resgatar o seu pai desse tal olho da rua. Prepara sua melhor roupa de super-herói, todo seu maquinário e parte com muita coragem para sua aventura. Esta é uma história delicada que convida o seu pequeno leitor a entender e aprender a lidar com conflitos familiares.

Editora: Zit

 

O menino que tinha medo de errar

Esta é a história de Pedro – um menino que vive preocupado, com medo de errar. Ele prefere ficar em casa, sozinho, sem brincar com os amigos na rua, pelo terrível medo que tem de errar nessas brincadeiras. Mas durante uma noite, ele sonha com uma fada que irá mudar sua perspectiva diante do que assombra os seus dias.

Editora: Zit 

 

O espaço

Quantos significados a palavra espaço pode ter? Do espaço sideral a um período de tempo, do vazio na boca quando perdemos um dente ao próprio lugar que ocupamos. É assim, numa viagem por espaços diferentes, que Blandina Franco e Lollo fazem pensar no mundo de coisas que cabem em cada espaço e em nosso tamanho. Eles partem do universo, passam pelas galáxias, o sistema solar, a Terra, o país, a cidade, a casa, o quarto, a janelinha na boca do Zé Luís até acabar dentro de outra imensidão: nosso espaço interno.

Editora: V&R

 

Manu e Mila

Onde se encontra a alegria? É com essa pergunta de Manu a Mila que o autor André Neves traz, com a habitual sensibilidade, o delicado conceito de felicidade. Quanto precisamos procurar ou caminhar para encontrá-la? Mila acredita que ela pode estar mais próxima do que pensamos, em nosso jardim, em um pingo d’água, numa semente. Manu, ao contrário, crê que ela é muito difícil de atingir, deve estar boiando no oceano. Decidem procurá-la. Em pouco tempo, já estão brincando e dançando e, sem perceber, a alegria já tomou conta delas.

Editora: Brinque-Book 

 

A menina da cabeça quadrada

Como convencer a geração conectada a resgatar o encanto e a magia das brincadeiras de fundo de quintal? Tais brincadeiras, ensinadas pelos avós e transmitidas por gerações, possuem uma carga histórica e afetiva, permitindo que os pequenos descubram o ambiente por meio da ludicidade. Esta é uma história que nos ensina que também pode ser muito divertido interagir com o mundo fora da tela!

Editora: Tibi


A princesinha medrosa

Era uma vez uma princesinha que tinha tudo o que queria em suas mãos. Ela era rica, rica mesmo! Muito poderosa! Todos a sua volta faziam o que ela queria, seguindo fielmente suas ordens. Mas, como toda criança, a princesinha trazia consigo muitos medos, sem saber muito bem como resolvê-los. Então, ela passou a dar ordens descabidas àqueles que a rodeavam. Ah, princesa, o que poderá remediar tanto assombro e malquerença?

Editora: Jujuba



Pedro e Lua

Pedro e Lua não é mais um livro… Esta é uma obra sensível que ensina não só os pequenos, mas também nós, adultos, a lançarmos um olhar diferente para o mundo das coisas e dos sentimentos. Lua mora longe, Pedro, a observa, fascinado pelo seu mistério. O menino fica ainda mais encantado quando descobre que ele e Lua têm algo em comum: ela – é feita de pedra, e o nome de Pedro – significa “feito de pedra”. Na companhia da sua tartaruga – também chamada Lua, Pedro inventa um mundo cósmico só dele e, neste mundo, Pedro e o leitor aprenderão muito sobre os significados das coisas da vida.

Editora: Jujuba 

 

Agora, é só comprar os livros em qualquer livraria online do país e se divertir com as crianças. :) 

 

Referências:

Leiturinha (disponível em: https://leiturinha.com.br/blog/os-30-melhores-livros-infantis-de-2017/)
Revista Crescer (disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Livros/noticia/2019/06/os-30-melhores-livros-infantis-do-ano-2019.html

 

Foto de capa por Ben White em Unsplash

 


Gostou do texto? Seja membro

Faça o login (no canto superior direito) para ter acesso a materiais exclusivos, receber avisos de novos conteúdos relevantes para você e escrever artigos autorais que serão lidos por todo o público do Camadas Educacionais.

A comunidade é mantida pela Layers Education, referência em soluções de tecnologia para as escolas. Visite o site e conheça!

Camadas Educacionais
Ler conteúdo completo
Indicados para você