[ editar artigo]

Educação inovadora: o isolamento social como ferramenta de aprendizagem

Educação inovadora: o isolamento social como ferramenta de aprendizagem

A educação infantil mais do que nunca está tendo que passar por um processo de se reinventar, buscando novas formas de suprir este "distanciamento", onde nós professoras precisamos ser eficientes e estarmos a frente desse processo, com capacitações, criatividade e muito comprometimento.

Nós do CEI Estrelinha Dourada de Correia Pinto-SC desenvolvemos projetos inovadores a fim de alcançar todos os alunos, mesmo aqueles que não possuem acesso a internet.

Nossa equipe é formada pelas professoras Gisele Beatriz dos Santos (Maternal II), Anne Karine, Adriely Madruga (Berçários I e II), Aline Meuer (Maternal I) e Roseli Mariano(Diretora).

Cartas e livros: trabalhando a linguagem

Um dos projetos inovadores foi o Correio Estrelinha, o qual recebeu vários destaques em mídias diversas, pois o mesmo utilizou as cartas como meio de registro de atividades, resgatando a escrita, a escuta dos pequenos e a magia e encantamento de algo "novo" para esta geração.

Fizemos um diário de bordo com todos os registros do projeto, o qual está inscrito no Prêmio Gestão Escolar 2020.

 

Desenvolvemos também o projeto Biblioteca Itinerante onde nossos alunos receberam literaturas de renome em suas casas como doação, a fim de explorar estes momentos de acalanto e imaginação em família

 

Foco no desenvolvimento socioemocional

A partir da formação do Sistema Aprende Brasil, colocamos em prática o Projeto Corações Engarrafados, que deu ênfase às habilidades socioemocionais, com uma participação enorme da comunidade escolar.

Foram entregues garrafinhas com dois corações em feltro representando os da professora e da criança, que deveriam ser cuidados durante um mês. Foi emocionante as devolutivas dessas famílias.

O projeto foi finalizado com uma cápsula do tempo e um mimo dado às crianças em forma de um dado das emoções. Depois, foi registrado com detalhes em um diário de bordo. 

Abaixo temos a foto da aluna Maria Clara com seu dado das emoções e os corações dela e da professora. A história do projeto foi baseada no livro de Oliver Jeffers "O Coração e a Garrafa".

 

O direito às brincadeiras e interações

Os principais direitos que precisamos assegurar da educação infantil são as brincadeiras e interações. Dessa forma, ensinamos aos pais por meio de vídeos algumas brincadeiras, músicas e atividades artísticas para realizar com as crianças.

A diversão é garantida e as produções ficaram arquivadas na Secretaria de Educação do Município. A equipe toda interagiu para planejar e produzir os vídeos, com o objetivo de proporcionar momentos que fortaleçam os vínculos familiares.

Também foi importante para a equipe escolar se fazer presente da maneira possível nos lares das crianças. Veja algumas imagens dos vídeos:

 

Também pensando na interação com os familiares, estimulamos o contato com a natureza, plantando, cuidando, colhendo e preparando deliciosos chás, aproveitando esses momentos cotidianos para desenvolver habilidades diversas.

 

O resultado das atividades

Acreditamos que agregamos muito com nossas propostas e estamos aprendendo muito através de lives do Instituto Brincar, Conviva, Ferraz Treinamentos, SME, Sistema Aprende Brasil e Instituto Casagrande

As famílias realizaram as devolutivas das propostas conforme suas possibilidades, respeitando suas limitações de rotina e de conectividade. Em momentos singulares como o que estamos passando, a troca de conhecimentos e experiências são muito válidas e devem ser estimuladas.

 

Nossa publicação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Educação de Correia Pinto, Centro de Educação Infantil Estrelinha Dourada e equipe do CEI.

 

Referências

 


Gostou do texto? Seja membro

Faça o login (no canto superior direito) para ter acesso a materiais exclusivos, receber avisos de novos conteúdos relevantes para você e escrever artigos autorais que serão lidos por todo o público do Camadas Educacionais.

A comunidade é mantida pela Layers Education, referência em soluções de tecnologia para as escolas. Visite o site e conheça!

 

Camadas Educacionais
Gisele beatriz
Gisele beatriz Seguir

Sou professora de Educação Infantil em Correia Pinto SC, pedagoga, especializada em Gestão escolar, já trabalhei como diretora geral da educação infantil do município, vasta experiência em ensino privado e publico, totalizando 21 anos de magistério

Ler conteúdo completo
Indicados para você