[ editar artigo]

EAD durante quarentena: confira dicas para gravar boas videoaulas

EAD durante quarentena: confira dicas para gravar boas videoaulas

Com o cancelamento das aulas nas escolas brasileiras como prevenção para novos casos do novo coronavírus, o ensino a distância torna-se essencial para a substituição das aulas presenciais durante o período de quarentena. Apesar de ser bastante conhecido, o EAD não é frequentemente utilizado nas escolas de ensino básico no Brasil.

A comunicação entre escola, pais e alunos é muito importante, principalmente em momentos delicados como esse. Plataformas como a Layers Education, por exemplo, possibilitam uma integração entre eles em meio à pandemia, com troca de informações, comunicados, atendimento via chat e cursos extracurriculares disponíveis.

 

Confira algumas dicas de como gravar uma boa aula EAD:

Tenha um plano de aula

Um bom plano de aula facilita na organização com os conteúdos a serem pautados nas aulas, dando um foco maior para os objetivos de cada aula e funcionando como um bom roteiro de gravação.

 

Equipamentos para a gravação

Um vídeo de boa qualidade não depende só dos equipamentos, mas eles ajudam a melhorar diversos pontos da transmissão. Os equipamentos não precisam ser complexos, mas alguns são essenciais para as melhorias, como: 

 

Uma boa câmera

Deixa a imagem com alta resolução, prendendo melhor a atenção dos alunos. É compreensivo que as escolas não estejam preparadas com equipamentos de melhor qualidade, afinal, todos foram pegos de surpresa com o isolamento social. Mas muitos celulares atuais também têm a capacidade de captar boas imagens; 

 

Um microfone

Não precisa ser aquele de última linha, mas o microfone precisa captar bem a voz do professor e diminuir o máximo de ruídos possíveis;   

 

Uma iluminação boa

É essencial para uma boa videoaula a clareza na imagem. Por conta do Covid-19, as instituições podem não estar preparadas com a melhor iluminação artificial, mas podemos aproveitar uma iluminação boa e que está ao alcance de todos: a iluminação solar; 

 

Um bom Cenário

Uma imagem bem atrativa, diz muito para o engajamento dos alunos nas videoaulas, pode ser algo simples, um cenário mais limpo, para que o professor chame mais atenção. A criatividade é algo bom a se apostar e o Chroma Key, por exemplo, pode dar um bom auxílio para deixar as aulas mais divertidas.  

 

Ensaio 

As aulas online são bem diferentes das aulas presenciais. O ensaio é algo necessário para uma boa videoaula, já que existem pontos essenciais a serem colocados em prática na hora da gravação, como, por exemplo, ser breve. No entanto, é importante sempre ser cuidadoso com a velocidade da fala para que os alunos tenham uma boa compreensão do que está sendo tratado. 

 

Cuidado durante esse período de pandemia, não esquecer de, durante as aulas EAD e o tempo que tiver em casa, usar álcool gel, lavar as mãos, se puder fiquem em casa, para  para evitar a disseminação do vírus.

 

Foto por Thomas William em Unsplash

 


Gostou do texto? Seja membro

Faça o login (no canto superior direito) para ter acesso a materiais exclusivos, receber avisos de novos conteúdos relevantes para você e escrever artigos autorais que serão lidos por todo o público do Camadas Educacionais.

A comunidade é mantida pela Layers Education, referência em soluções de tecnologia para as escolas. Visite o site e conheça!

Camadas Educacionais
Ler conteúdo completo
Indicados para você