[ editar artigo]

Documentário curta metragem "Com as capas no varal" mostra dificuldades de professores/as na pandemia

Documentário curta metragem

O ano de 2020 foi difícil para toda a população mundial, mas especialmente para professoras e professores. Estes profissionais foram colocados na missão de garantir o direito à educação para milhões de crianças e adolescentes brasileiros sob novas condições.

A necessidade do isolamento físico para conter o avanço da pandemia, obrigou as escolas a adotarem o ensino remoto emergencial. Professores, alunos e famílias tiveram que se acostumar com a nova dinâmica, incorporando tecnologias e descobrindo possibilidades e, principalmente, limitações no processo.

As professoras e professores foram vistos pela maior parte das pessoas como super heroínas e super heróis. Porém, estes rótulos, apesar de valorizarem o trabalho docente, colocam os profissionais como sobrehumanos, como se não houvessem dificuldades.

O contexto apresentado foi o ponto de partida para o documentário curta metragem “Com as capas no varal”, desenvolvido por estudantes do curso de Licenciatura em Educomunicação da ECA-USP.

O grupo foi formado por Ana Rayol, Evelyn Soares, Ligia Souto e Henrique Uyeda do Amaral (eu mesmo!) para a disciplina de “Estratégias de Produção Audiovisual em Projetos Educomunicativos”, ministrada pelo prof. dr. Marciel Consani. O objetivo do curso era conhecer e aplicar técnicas de produção de vídeos, resultando em diversos curtas produzidos pela turma.

 

O curta metragem “Com as capas no varal”

O documentário começa com o texto narrado pela Lígia Souto:

 

“Nos momentos de adversidade, o medo nos toma por completo, tudo o que desejamos é uma salvação. Chamamos de heróis e heroínas aqueles que nos ajudam a superar a situação. Nos empolgamos com a gratidão, enxergamos superpoderes, exaltamos seu trabalho e esforço nos textões e memes das redes sociais. Repetimos tantas frases de agradecimento que esquecemos de ouvir. Perdemos a chance de descobrir com sinceridade como foi ser colocado nesta missão…”

 

Em seguida, são intercalados trechos de entrevistas com dois professores (Everton e Tarcio) e duas professoras (Andressa e Carolina) sobre como foi realizar o ensino remoto ao longo de 2020. As falas se conectam formando uma narrativa sobre o período, mostrando as dificuldades encontradas.

A produção foi planejada e realizada totalmente à distância, respeitando o isolamento social como prevenção à saúde, e também utilizando como linguagem audiovisual as mesmas ferramentas utilizadas pelos professores em suas aulas online: computador, celular e videochamada.

O resultado foi um relato sensível e emocionante de como foi ser professora e professor em meio ao caos que a pandemia trouxe. Vale a pena conferir!

Assista completo abaixo ou no Youtube:

 

 

Ficha técnica

Título: Com as capas no varal

Direção: Ana Rayol, Evelyn Soares, Henrique Uyeda do Amaral e Lígia Souto

Entrevistadas/os: Andressa Caprecci, Carolina Tiago, Everton dos Santos e Tarcio Vancim de Azevedo

Narração: Lígia Souto

Roteiro e montagem: Henrique Uyeda do Amaral

Produção das entrevistas: Evelyn Soares e Lígia Souto

Decupagem: Evelyn Soares e Lígia Souto

Edição de vídeo: Ana Rayol e Henrique Uyeda do Amaral

Edição de áudio: Ana Rayol

Orientação acadêmica: Marciel Consani

 

Foto por GR Stocks em Unsplash

 


Gostou do texto? Seja membro

Faça o login (no canto superior direito) para ter acesso a materiais exclusivos, receber avisos de novos conteúdos relevantes para você e escrever artigos autorais que serão lidos por todo o público do Camadas Educacionais.

A comunidade é mantida pela Layers Education, referência em soluções de tecnologia para as escolas. Visite o site e conheça!



 

Camadas Educacionais
Henrique Uyeda do Amaral
Henrique Uyeda do Amaral Seguir

Henrique Uyeda do Amaral é escritor e educomunicador. Responsável pela gestão e produção de conteúdo no blog-comunidade. Especialista em educação e tecnologia, já atuou como educador, formador de professores, autor de material didático e mais.

Ler conteúdo completo
Indicados para você