[ editar artigo]

Como melhorar a captação de alunos para 2020

No dia a dia das instituições de ensino básico, além de pensar na gestão escolar e na importância da formação pedagógica dos seus alunos, as escolas precisam analisar como manter e aumentar a captação de alunos. Afinal de contas, é assim que uma instituição consegue melhorar vários pontos como a estrutura, espaços disponíveis e contratar novos professores.

A verdade é que captar novos alunos não é tarefa fácil, mas com um processo estruturado e conhecimento do seu público, fica muito mais simples de alcançar esse resultado.

Por isso preparamos um conteúdo que traz 5 dicas essenciais para ajudar você na captação de alunos para sua escola.

5 dicas para melhorar a captação de alunos para escola

1. Conheça o seu público

O primeiro ponto que vai ajudar a captar mais alunos para sua escola está no forte conhecimento que você possui sobre o seu público-alvo. E não, as crianças não são esse público, mesmo que algumas pessoas à frente das escolas acreditem que sim.

Na verdade, os pais são o público que precisam conhecer. É preciso fazer os tomadores de decisão, que são eles, escolherem pela sua escola, e não por outra. Por isso é importante conhecer o que eles levam em consideração ao fazer essa escolha para que, assim, possa investir nos pontos que farão uma diferença maior.

Será que é o valor das mensalidades? O plano curricular ofertado? Ou a estrutura interna? Isso pode variar de região para região, ou até de bairro para bairro. Faça uma pesquisa e encontre a peça chave que falta para alcançar seu objetivo.

2. Conheça os pontos fracos e fortes da sua escola

Assim como deve conhecer o seu público, saber quais são os pontos fortes e fracos da sua escola vai ajudar na captação de alunos. Isso acontece porque será muito mais fácil entender o que precisa melhorar, que são os pontos fracos, e o que precisa expor melhor para o público, que são seus pontos fortes.

A partir do momento que consegue elencar esses fatores, fica mais fácil direcionar a comunicação e os próximos investimentos.

Mas para descobrir quais são, recomendamos que utilize a metodologia da análise SWOT, que ajuda a definir não só os pontos fortes e fracos, mas também as ameaças e as oportunidades.

 

Após fazer a análise, avalie se a escola está oferecendo cursos extracurriculares relevantes para pais e alunos. Entre eles, idiomas, esportes, danças, culinária e música, além de novas oportunidades como robótica e programação para crianças.

3. Simplifique o processo de pré-matrícula

Uma das barreiras que muitas escolas colocam hoje em dia para efetivar a entrada de um novo aluno na instituição é a fase de pré-matrícula. Analisando bem, esse pode ser um dos fatores que dificultam na hora da captação de alunos para sua escola.

Então a dica é: simplifique ao máximo esse processo de pré-matrícula e matrícula. Quanto menor for a burocracia, maiores serão as chances de conseguir novos alunos.

4. Crie uma base de possíveis alunos

Como já vimos, os pais são o público-alvo. Mas também é importante criar uma base de possíveis alunos para que consiga fazer um contato melhor direcionado.

Mas não sabe como fazer isso na prática? Existem algumas possibilidades, mas uma que pode ser mais efetiva é criando parcerias com cursos particulares, para que a lista de alunos deles possa ser utilizada na escola, oferecendo também a chance de fazer contato com os seus alunos, beneficiando ambas as partes.

5. Invista na comunicação

Para fechar nossa lista, é importante saber que investir na comunicação é fundamental. Divulgue a abertura de matrículas em diversos canais, incluindo os eventos, mídia tradicional, conteúdo digital e realizando outras iniciativas durante o ano, em especial, nos meses que antecedem a matrícula, como a abertura da escola para visitas.

É importante estar na memória dos pais e alunos no momento que eles tomarem a decisão de qual escola a criança irá estudar.

Destaque suas vantagens nessa comunicação para que consiga demonstrar quais os seus principais diferenciais competitivos em relação a concorrência.

E para melhorar ainda mais a captação de alunos, sua escola precisa usar a plataforma certa, que esteja direcionada para as inovações e tendências do futuro. Por isso, conheça agora o aplicativo Layers Education, solução completa que une comunicação, gestão e vendas!

 


Seja membro da comunidade

Faça o login (no canto superior direito) para ter acesso a materiais exclusivos, receber avisos de novos conteúdos relevantes para você e escrever artigos autorais que serão lidos por todo o público do Camadas Educacionais.

Camadas Educacionais
Ler conteúdo completo
Indicados para você