[ editar artigo]

Como fazer uma publicação no Camadas Educacionais

Como fazer uma publicação no Camadas Educacionais

Nesta publicação, vou explicar como você, membro da comunidade Camadas Educacionais, pode preparar um artigo para ser publicado. Você já deve saber que qualquer membro do nosso blog-comunidade pode (e deve!) enviar textos que, após aprovação da curadoria, serão postados para todo o público. Nós acreditamos na força da colaboração em rede e incentivamos todos a compartilharem saberes na nossa plataforma.

Então, se você tem um conteúdo que possa ser relevante para o público da Educação, veja nossas dicas e recomendações para escrever seu artigo.

Faça o cadastro

O primeiro passo é bastante simples, para publicar um texto é necessário se cadastrar gratuitamente no blog-comunidade. Clique no botão "ENTRAR" no canto superior direito e faça seu login via conta do Facebook, Google, Linkedin ou qualquer e-mail.

Além da serem autores, os membros cadastrados têm acesso aos materiais exclusivos e estão sempre por dentro das novidades do blog-comunidade.

Lembre-se de manter seu perfil da comunidade atualizado e com todos os campos preenchidos, seus leitores e leitoras podem entrar em contato para tirar dúvidas e/ou conhecer melhor o seu trabalho. Para isso, vá em "configurações > editar perfil".

Sobre o que escrever

A única regra sobre o tema das publicações é a necessidade de ser relevante para os membros da comunidade do Camadas, ou seja, deve estar relacionado à área de Educação. Seguindo essa recomendação, todos os assuntos são bem-vindos.

Organizamos nosso foco editorial em três principais eixos, com destaque no menu principal: Gestão; Inovação; e Inspiração. Não é obrigatório estar relacionado a uma ou mais áreas, mas é provável que sejam os assuntos mais procurados pelo público da comunidade.

Fique à vontade para acessar artigos anteriores para entender melhor a classificação.

Gestão: temas relevantes para gestores escolares

Inovação: tópicos ligados à inovação pedagógica

Inspiração: projetos e outros materiais que possam ser referência

Dicas para escrever seu texto

Após definir o tema do seu artigo, chegou a hora de escrever. Não existe um formato ideal de texto, cada autor e autora precisa da liberdade de criar. Listei algumas dicas que podem ajudar:

  1. Lembre-se que a comunidade se propõe a trazer conteúdos relevantes em linguagem acessível. Explique os conceitos específicos do tema, pois seu leitor pode não ter familiaridade
  2. Não existe tamanho ideal, mas como referência sugerimos que o texto tenha entre 500 e 2000 caracteres (entre 1 e 4 páginas no editor de texto). Caso seja um texto grande, pense na possibilidade de dividir em mais de uma publicação
  3. Divida seu texto em subtítulos, a organização facilita a leitura e a compreensão
  4. Faça pesquisas para confirmar todos as informações antes de publicar e, claro, não esqueça de indicar as fontes. Acreditamos na valorização dos dados científicos e pesquisas acadêmicas, compartilhe com seus leitores e leitoras
  5. Utilize imagens, gráficos e infográficos para enriquecer o artigo

Regras de curadoria

  1. O tema do texto precisa estar relacionado diretamente ao campo da Educação.
  2. Não aceitaremos textos que contenham ofensas, discursos de ódio ou qualquer tipo de conteúdo preconceituoso, racista, sexista ou lgbtfóbico.
  3. Todos os dados citados precisam de fonte detalhada, preferencialmente com link para acesso. Você pode criar um campo para a lista de referências no final.
  4. O autor ou autora é responsável pelas questões de plágio, direitos autorais e direitos de imagem. Ao identificar qualquer problema o post será bloqueado para revisão.

Referências

Foto obtida em freepik (https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/tecnologia

Camadas Educacionais
Henrique Uyeda do Amaral
Henrique Uyeda do Amaral Seguir

Henrique Uyeda do Amaral é escritor e educomunicador. Responsável pela gestão e produção de conteúdo no blog-comunidade. Especialista em educação e tecnologia, já atuou como educador, formador de professores, autor de material didático e mais.

Ler conteúdo completo
Indicados para você