Nesta publicação, vou explicar como você, membro da comunidade Camadas Educacionais, pode preparar um artigo para ser publicado. Você já deve saber que qualquer membro do nosso blog-comunidade pode (e deve!) enviar textos que, após aprovação da curadoria, serão postados para todo o público. Nós acreditamos na força da colaboração em rede e incentivamos todos a compartilharem saberes na nossa plataforma.
Então, se você tem um conteúdo que possa ser relevante para o público da Educação, veja nossas dicas e recomendações para escrever seu artigo.
Faça o cadastro
O primeiro passo é bastante simples, para publicar um texto é necessário se cadastrar gratuitamente no blog-comunidade. Clique no botão "ENTRAR" no canto superior direito e faça seu login via conta do Facebook, Google, Linkedin ou qualquer e-mail.
Além da serem autores, os membros cadastrados têm acesso aos materiais exclusivos e estão sempre por dentro das novidades do blog-comunidade.
Lembre-se de manter seu perfil da comunidade atualizado e com todos os campos preenchidos, seus leitores e leitoras podem entrar em contato para tirar dúvidas e/ou conhecer melhor o seu trabalho. Para isso, vá em "configurações > editar perfil".
Sobre o que escrever
A única regra sobre o tema das publicações é a necessidade de ser relevante para os membros da comunidade do Camadas, ou seja, deve estar relacionado à área de Educação. Seguindo essa recomendação, todos os assuntos são bem-vindos.
Organizamos nosso foco editorial em três principais eixos, com destaque no menu principal: Gestão; Inovação; e Inspiração. Não é obrigatório estar relacionado a uma ou mais áreas, mas é provável que sejam os assuntos mais procurados pelo público da comunidade.
Fique à vontade para acessar artigos anteriores para entender melhor a classificação.
Gestão: temas relevantes para gestores escolares
Inovação: tópicos ligados à inovação pedagógica
Inspiração: projetos e outros materiais que possam ser referência
Dicas para escrever seu texto
Após definir o tema do seu artigo, chegou a hora de escrever. Não existe um formato ideal de texto, cada autor e autora precisa da liberdade de criar. Listei algumas dicas que podem ajudar:
- Lembre-se que a comunidade se propõe a trazer conteúdos relevantes em linguagem acessível. Explique os conceitos específicos do tema, pois seu leitor pode não ter familiaridade
- Não existe tamanho ideal, mas como referência sugerimos que o texto tenha entre 500 e 2000 palavras (entre 1 e 4 páginas no editor de texto). Caso seja um texto grande, pense na possibilidade de dividir em mais de uma publicação
- Divida seu texto em subtítulos, a organização facilita a leitura e a compreensão
- Faça pesquisas para confirmar todas as informações antes de publicar e, claro, não esqueça de indicar as fontes. Acreditamos na valorização dos dados científicos e pesquisas acadêmicas, compartilhe com seus leitores e leitoras
- Utilize imagens, gráficos e infográficos para enriquecer o artigo
Regras de curadoria
- O tema do texto precisa estar relacionado diretamente ao campo da Educação.
- Não aceitaremos textos que contenham ofensas, discursos de ódio ou qualquer tipo de conteúdo preconceituoso, racista, sexista ou lgbtfóbico.
- Todos os dados citados precisam de fonte detalhada, preferencialmente com link para acesso. Você pode criar um campo para a lista de referências no final.
- O autor ou autora é responsável pelas questões de plágio, direitos autorais e direitos de imagem. Ao identificar qualquer problema o post será bloqueado para revisão.
Referências
Foto obtida em freepik (https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/tecnologia)
Henrique Uyeda do Amaral é escritor e educomunicador. Responsável pela gestão e produção de conteúdo no blog-comunidade. Especialista em educação e tecnologia, já atuou como educador, formador de professores, autor de material didático e mais.