[ editar artigo]

Como aumentar a retenção de alunos?

Como aumentar a retenção de alunos?

Um dos pontos mais importantes em uma instituição de ensino é a retenção de alunos. Afinal de contas, é a partir disso que elas podem crescer e elevar o seu investimento. Não adianta apenas buscar o aumento de novos alunos se a taxa de retenção é pequena.

Por conta disso, essa é uma das áreas mais cruciais para se concentrar em termos de indicadores de desempenho. Se as métricas de retenção de alunos estiverem baixas ou em queda, isso poderá prejudicar a reputação da sua escola e reduzir sua renda média.

E, hoje em dia, é mais fácil do que nunca rastrear essa estatística de retenção de alunos por meio de várias tecnologias de análise e engajamento. O que muitos gestores de instituições acham difícil é ver através desses números e descobrir quais ações realmente precisam ser tomadas para melhorar esse índice.

Mas não se preocupe! Neste conteúdo, vamos falar dos 5 passos que você deve seguir para aumentar a retenção de alunos!

Por que devemos pensar na retenção de alunos?

Não há uma única razão para os estudantes deixarem uma escola. Os motivos podem incluir:

  • Falhas no ensino de algumas matérias acadêmicas;
  • Falta de envolvimento da escola com os pais;
  • Situação financeira da família.

Sabemos, no entanto, que para maximizar a retenção de alunos é fundamental ter um forte envolvimento do aluno e da sua família, além de criar um ambiente de comunicação eficaz.

E devemos pensar no indicador de retenção para conseguir criar sistemas de apoio e um sentimento de conexão entre o aluno e os pais com sua escola. Assim, a probabilidade de manter os estudantes por mais tempo se torna bem maior.

É importante ressaltar que os alunos precisam de recursos disponíveis, que sejam diferenciais quando comparados com outras instituições, para ajudar a ver que sim, vale a pena permanecer na mesma escola por muito tempo. Mas isso já faz parte do passo a passo que você precisa seguir, e que vai ver a partir de agora.

5 passos para conseguir aumentar a retenção de alunos

Seguir cada um desses passos é fundamental para melhorar esse indicador e aumentar a satisfação dos clientes, que no caso são os alunos e as famílias.

1. Propor inovações que melhorem a comunicação

É claro que existem diversos fatores para que os pais escolham entre uma escola ou outra para incluir os seus filhos. Mas se existe um ponto que faz toda a diferença no momento dessa comparação, é a inovação.

E isso não é diferente quando falamos da comunicação. Disponibilizar um sistema, em forma de aplicativo, que facilite o relacionamento entre a escola e as famílias já é uma solução indispensável para proporcionar facilidades como:

  • Agenda digital dos alunos;
  • Envio de comunicados;
  • Atendimento por chat;
  • Envio de convites para eventos;
  • Registros de autorizações;
  • E várias outras funcionalidades.

2. Utilizar tecnologia para apoiar as atividades de ensino

Com tantas mudanças acontecendo, quando falamos de tecnologia é fundamental que as escolas também a proporcionem, durante as práticas de ensino, momentos únicos, que a diferencia de qualquer outra instituição. Utilizar novas tecnologias e as metodologias ativas é o melhor caminho.

A boa notícia para as escolas hoje em dia é que há um número crescente de recursos tecnológicos disponíveis para ajudar a lidar com o sucesso e a retenção dos alunos, e eles estão se tornando cada vez mais acessíveis.

Sistemas automatizados de aprendizagem, aplicativos móveis para alunos e sistemas de apoio aos professores já trazem uma abordagem diferenciada com o uso da tecnologia no dia a dia das atividades na escola.

3. Preocupar-se com o desenvolvimento dos alunos

Durante um tempo, pensar que uma criança recebeu um comunicado da escola é o mesmo que dizer que ela fez algo de errado. Mas, para mudar esse julgamento, as instituições precisam mostrar que estão também preocupadas com o desenvolvimento e evolução dos alunos.

Os estudantes podem precisar de ajuda e suporte em diversas questões, como:

Por conta disso, é importante que a escola utilize vários recursos para lidar com os diferentes tipos de problemas e necessidades que surgem dos alunos.

Em alguns casos, basta mostrar essa preocupação diretamente às famílias. Mas em outros, sugerir a participação em grupos de apoio entre os alunos podem ser uma ótima maneira de mostrar apoio.

4. Criar grupos e comunidades para troca de informações online

Construir fortes relações sociais e acadêmicas entre colegas podem fazer a diferença no sucesso de um aluno em sua escola, ajudando no processo de retenção. E para colocar isso em prática, uma opção para facilitar essas conexões é o uso de comunidades e grupos online.

As redes sociais já são amplamente utilizadas por parte das instituições e podem ser aproveitadas para facilitar a interação e a comunicação entre a escola, o aluno e as famílias.

Mas os aplicativos móveis das escolas também surgiram como uma tecnologia que pode oferecer uma ótima maneira de os alunos se conectarem. Proporcionar esse diferencial, que apoia no desenvolvimento conjunto, é um dos passos que você precisa fazer pensando em aumentar a retenção de alunos.

Os aplicativos móveis da escola têm o benefício adicional de serem mais direcionados do que os sites de mídia social, pois apenas aqueles que têm acesso ao app podem participar desses grupos.

5. Ter um bom relacionamento com as famílias

Estabelecer uma boa relação com a família, abordando assuntos que se relacionam ao que acontece dentro e fora da sala de aula, é uma maneira eficaz de construir uma rede de comunicação focada na retenção da escola.

Um senso de comunidade também pode apoiar hábitos de estudo saudáveis ​​e alto desempenho acadêmico. Essa ação também faz parte das práticas que o gestor escolar deve adotar no seu dia a dia.

Mas não é só a retenção de alunos que as instituições precisam observar com mais atenção. Os índices de evasão de alunos são fundamentais para entender quais estratégias deve seguir. Por isso, confira também nosso conteúdo completo sobre evasão e a troca de escolas em 2019!

Foto de capa de bantersnaps em Unsplash.

 


Seja membro da comunidade

Faça o login (no canto superior direito) para ter acesso a materiais exclusivos, receber avisos de novos conteúdos relevantes para você e escrever artigos autorais que serão lidos por todo o público do Camadas Educacionais.

A comunidade é mantida pela Layers Education, referência em soluções de tecnologia para as escolas. Visite o site e conheça!

 

Camadas Educacionais
Ler conteúdo completo
Indicados para você