[ editar artigo]

Captação de alunos: internalizar ou terceirizar?

Captação de alunos: internalizar ou terceirizar?

Para que uma escola tenha sucesso, é fundamental que ela consiga trazer novos alunos. Mas quando o assunto é captação de alunos, surge sempre a mesma questão: é melhor internalizar ou terceirizar esse trabalho?

Na prática, melhorar a captação de alunos passa por investimento da instituição. Mas a dúvida é sobre qual tipo de investimento vai trazer retorno mais rápido e em maior volume. O que realmente funciona? Como podemos aumentar as matrículas de estudantes ano após ano?

Por isso vamos apresentar agora algumas opções que se pode fazer para decidir se vale mais a pena internalizar ou terceirizar esse trabalho. Confira!

Qual a importância de investir na captação de alunos?

Com tantas opções para estudo atualmente, seja com o número de instituições de ensino ou até de escolas online, a disputa no mercado fica cada vez mais acirrada quando falamos da captação de alunos.

Por isso, contar com uma equipe focada em trazer novos alunos trará uma vantagem competitiva fundamental para conseguir atingir a sua meta de matrículas ano após ano.

3 opções que você pode colocar em prática

1. Investir em um bom time de vendas interno

Uma das opções para melhorar sua captação é investir em um time de vendas interno, focado em gerar novas matrículas.

Esse time terá a responsabilidade de buscar ativamente o público interessado e mostrar as vantagens da escola para aumentar o volume de alunos matriculados.

  • Prós: Gestão próxima e acompanhamento dos resultados do time;
  • Contras: Alto custo com profissionais.

2. Contratar uma equipe de marketing

Outra opção é buscar profissionais para compor o seu time de marketing. Com o aumento de possibilidades de comunicação, essa pode ser a estratégia necessária para alcançar ainda mais pessoas.

O papel do marketing será justamente entregar informações para convencer o público para realizar a matrícula.

  • Prós: Qualquer alinhamento de comunicação e novas ideias podem ser realizadas internamente;
  • Contras: Custo do time e de todas as ações que forem definidas.

3. Terceirizar as duas operações

Além de contar com os times internos como vimos aqui, você também consegue terceirizar ambas.

Através de agências, sua instituição pode arcar com um valor específico mensalmente e contar com o trabalho de marketing e vendas.

  • Prós: O custo é abaixo comparado a arcar com as equipes internas e você pode contar com profissionais que já possuem experiência com outros clientes atendidos;
  • Contras: Os resultados não ficam sobre controle e gerenciamento interno.

O que mais posso fazer para aumentar o volume de alunos?

Mesmo conhecendo esses tipos de investimento, seja terceirizando ou internalizando o trabalho, você quer saber o que dá pra fazer além disso?

Uma das ações que não podem faltar para a sua escola é o trabalho no ambiente online, principalmente com o site da instituição e as redes sociais.

Ter um site bem pensado, em termos de estrutura e conteúdo, pode ajudar a influenciar bastante a decisão final positiva dos alunos ou dos pais. Podemos dizer com segurança que uma grande porcentagem dos visitantes de um site serão candidatos procurando aprender mais sobre a escola.

Outro ponto importante é marcar presença nas redes sociais. É ganhando visibilidade nas redes que fica mais fácil aparecer nas pesquisas de escolas e ganhar opiniões positivas de quem já confia na sua instituição.

E então, gostou de saber mais sobre as formas de melhorar a captação de alunos? Então compartilhe esse conteúdo nas suas redes também!

 

Foto por NordWood Themes em Unsplash

 


Gostou do texto? Seja membro

Faça o login (no canto superior direito) para ter acesso a materiais exclusivos, receber avisos de novos conteúdos relevantes para você e escrever artigos autorais que serão lidos por todo o público do Camadas Educacionais.

A comunidade é mantida pela Layers Education, referência em soluções de tecnologia para as escolas. Visite o site e conheça!

Camadas Educacionais
Ler conteúdo completo
Indicados para você