[ editar artigo]

Ensino infantil na pandemia: fazendo a diferença com aulas remotas

Ensino infantil na pandemia: fazendo a diferença com aulas remotas

Sou professora meu nome é Karina Garcia Netto Martins, atuo no magistério há treze anos na educação infantil e há oito concursada na rede municipal de Correia Pinto. Tive que ressignificar a maneira de trocar experiências com nossas crianças, pois não aprendemos sobre aula remota e distanciamento social na graduação em pedagogia, pós-graduação em educação infantil, nem os cursos de formação continuada.

Assim como muitas pessoas, neste processo de reinvenção estou participando de lives, do Congresso Brincar, Instituto Casagrande, Falando de filhos, Conviva, Aprende Brasil e entre outras, que abordam os assuntos que estamos vivenciando sobre a educação infantil.

Todas essas plataformas e instituições mencionadas podem ser acessadas por professores e famílias. Tenho certeza que vão gostar, pois me ajudaram a esclarecer dúvidas e oferecer um conceito a este formato novo da educação.

Com o isolamento social, tivemos que inovar na nossa maneira de trocar experiências com as crianças. Então, quando as dúvidas e expectativas surgiram, era hora de sentar, pensar e pesquisar. Com o auxílio das videoconferências que participamos, esclarecemos nossas incertezas e as ideias surgiram. 

 

Contexto para o planejamento das aulas remotas

Sabendo que os alunos são os protagonistas da sua aprendizagem e desenvolvimento, todas as propostas tinham que ser bem pensadas, pois tínhamos que garantir os seis direitos de aprendizagem (conhecer-se, participar, explorar, brincar, conviver e expressar-se), com atividades de fácil execução e compreensão das famílias e das crianças, considerando também as dificuldades de acesso á internet

O Centro de Educação Infantil Dentinho de Leite faz parte da rede municipal de educação de Correia Pinto, atende do berçário I até ao Pré- escolar. Sou professora da turma maternal 1 que contém quatorze alunos do grupo etário de dois e três anos.

Nosso Centro de Educação Infantil é composta por uma equipe bem colaborativa e temos um bom relacionamento e interação, além de um grande apoio da secretaria de educação em relação a materiais necessários para desenvolver cada projeto.

A comunidade do bairro Planalto sempre esteve presente nas reuniões da escola, devolutivas e nas tarefas quando o ensino era presencial, mantendo um diálogo aberto e uma ótima relação.

Durante o período de pandemia, para enviar as proposta de atividade e receber a devolutiva das famílias, as professoras utilizam o grupo de whatssap da turma, que já utilizamos há quatro anos e sempre obtivemos ótimo resultado e participação dos pais.

 

Práticas pedagógicas realizadas

O primeiro passo foi realizar um projeto sobre “EU, O OUTRO E NÓS” possibilitando o contato com nossos alunos através de ferramentas digitais, para que os vínculos criados se fortalecessem mesmos distantes. O objetivo era saber como os alunos estão diante de todas estas mudanças do cotidiano e rotina.    

Primeiramente, conversamos com os pais ou responsáveis sobre a rotina que cada criança e sua família. Depois eles realizaram a roda de conversa sobre o CEI, professoras e colegas.

Promovemos a continuidade do projeto com a música “Eu sou eu” de Marcelo Serralva, sugerindo que a família cantasse com eles e assim mostrar a foto dos colegas postada no grupo para lembrar-se dos nomes dos mesmos e manter o vínculo afetivo. Veja o vídeo com a canção abaixo:

 

Temos sempre em vista a importância do estímulo da coordenação motora fina, assim pensamos no preparo junto com a família de uma massa de modelar caseira (onde a diversão é garantida!), feita de ingredientes que todos tinham em casa.  Depois, a criança poderia representar cada membro utilizando a massa de modelarVídeo explicativo de como fazer a massa de modelar.

Para continuar o ensino aprendizagem de forma lúdica fizemos mais quatro propostas bem divertidas. A primeira foi explorar uma caixa de papelão, entrar, subir e imaginar o que ela poderia virar, brincar com caixa pode ser uma oportunidade única para passar o tempo com seu filho ou alunos, podemos estimular a imaginação e criatividade. Veja as fotos enviadas pelos pais (com autorização para divulgação da prática pedagógica):

A segunda proposta foi estender e recolher meias ou panos no varal. Os benefícios de ter um varal infantil como brinquedo são vários: favorece o jogo simbólico, melhora o movimento de pinça, promove a imaginação, desenvolve habilidades sociais.

A terceira direcionada a coordenação motora e estimular a concentração, onde as crianças utilizaram macarrão espaguete e escorredor de macarrão, elas colocaram o macarrão nos furos e assim a brincadeira começou.

A quarta foi folhear, rasgar, amassar e jogar no cesto, parece apenas uma brincadeira, mais é, de forma lúdica e significativa, que esta atividade trabalha a coordenação motora fina e ampla, o raciocínio lógico e o movimento da pinça ou apreensão manual dos objetos.

 

Como foi o retorno desta atividade

O retorno foi bem gratificante, pois houve excelente colaboração das famílias. Alcançando minhas expectativas como professora, apesar de não atingir a todos os alunos, obtivemos um bom resultado. Além de sentir o dever cumprido, foi uma alegria ver ou ouvir pelo celular nossas crianças, seus olhares inocentes e sorrisos radiantes, não tem preço que pague essa emoção e sensação a cada vídeo e áudio que a família enviava.

A comunicação digital nos aproximou das crianças, matando a saudade e também fortalecendo o afeto com todos que estão fazendo parte desse processo. Portanto mais do que nunca essa colaboração das famílias com a escola é mais que necessária para o desenvolvimento dos alunos.

Neste momento, além de perceber cada criança, incentivar a sua participação e compreensão das propostas, devemos fortalecer o vínculo entre escola, professoras, alunos e famílias.

 

Texto publicado com apoio da PREFEITURA MUNICIPAL DE CORREIA PINTO, da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO e do CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DENTINHO DE LEITE.

 

REFERÊNCIAS

Currículo Base Territorial Catarinense e BNCC. 

 

Foto de capa  La-Rel Easter on Unsplash

 


Gostou do texto? Seja membro

Faça o login (no canto superior direito) para ter acesso a materiais exclusivos, receber avisos de novos conteúdos relevantes para você e escrever artigos autorais que serão lidos por todo o público do Camadas Educacionais.

A comunidade é mantida pela Layers Education, referência em soluções de tecnologia para as escolas. Visite o site e conheça!

Camadas Educacionais
Ler conteúdo completo
Indicados para você