[ editar artigo]

Agenda escolar digital: como escolher a da sua instituição

Agenda escolar digital: como escolher a da sua instituição

Nas instituições de ensino, o uso de tecnologia já deve fazer parte da rotina de atividades. Mas não falamos apenas do contato entre professores e alunos. A equipe de gestão e coordenação também precisa do apoio de ferramentas. E falando de uma delas, você sabe o que deve considerar antes de escolher a agenda escolar digital?

Essa é a solução ideal para facilitar o relacionamento entre escola, familiares e alunos nessa era da educação 4.0. Com uma única plataforma, é possível automatizar ações que antes eram realizadas de forma manual. Por exemplo: os comunicados da coordenação de ensino podem ser enviados diretamente para professores, alunos, pais e familiares pela agenda.

Além disso, familiares e professores têm no aplicativo um canal de comunicação entre eles e a diretoria. O que antes exigia centenas (ou até milhares) de bilhetes agora exige apenas o uso da agenda, economizando tempo e recursos e aumentando a eficiência e segurança da informação.

Aqui você vai conhecer quais são os 5 pontos mais importantes que deve avaliar para escolher a sua agenda escolar digital. Confira!

5 fatores para escolher a agenda escolar digital da sua instituição

1. Clareza dos objetivos e recursos necessários

Com a necessidade de trabalhar com uma agenda escolar digital, muitos diretores e responsáveis pelos investimentos na instituição não percebem que, assim como outras decisões, é preciso realizar um planejamento completo antes.

E essa etapa passa por levantar quais os reais objetivos para buscar essa ferramenta e quais são de fato os recursos necessários para cumprir com as demandas do dia a dia.

Não adianta de nada encontrar soluções que disponibilizam dezenas de funcionalidades se nenhuma delas cumpre com o que de fato é um recurso necessário para a instituição.

2. Avalie e compare as opções do mercado e custo-benefício

Sempre é importante fazer a comparação entre as opções disponíveis no mercado. Como vimos, cada uma pode trazer soluções diferentes. E nesse momento é fundamental entender qual o custo-benefício de cada uma.

Colocar na balança o que cada uma resolve e qual o valor necessário para contar com essa ferramenta faz toda a diferença para fazer a melhor escolha.

3. Verifique se há um processo de implantação e portabilidade

Caso sua instituição já tenha outra agenda escolar, mas esteja procurando por uma solução mais completa, é essencial saber se existe a possibilidade de fazer a portabilidade das informações.

Essa facilidade vai ajudar a otimizar o trabalho, já que não haverá a necessidade de recolocar todos os dados já cadastrados de forma manual.

4. Entenda como funcionará a operação da ferramenta

Assim como precisamos saber como funciona um jogo usado na educação para conseguir tirar o máximo de aprendizado, o mesmo acontece com a agenda escolar digital.

É importante contar com o apoio do fornecedor por meio de treinamentos e tutoriais para entender o seu funcionamento completo.

5. Suporte pós-venda e disponibilidade da equipe

Ter clareza se a equipe de atendimento da solução contratada estará disponível quando for necessário é fundamental para fazer a escolha certa.

Afinal de contas, vão surgir dúvidas sobre a utilização, principalmente se houver várias funcionalidades. E o suporte pós-venda para a solução de problemas que possam surgir é ainda mais relevante.

Agora que você já sabe quais são todos os fatores que influenciam na escolha da agenda escolar digital da sua instituição, que tal conhecer uma solução que cumpre com esses pré-requisitos? Conheça a plataforma Layers Education.

Foto de capa por Ron em Unsplash

 


Seja membro da comunidade

Faça o login (no canto superior direito) para ter acesso a materiais exclusivos, receber avisos de novos conteúdos relevantes para você e escrever artigos autorais que serão lidos por todo o público do Camadas Educacionais.

A comunidade é mantida pela Layers Education, referência em soluções de tecnologia para as escolas. Visite o site e conheça!

 

Camadas Educacionais
Ler conteúdo completo
Indicados para você