[ editar artigo]

7 benefícios da realidade aumentada na educação

7 benefícios da realidade aumentada na educação

A realidade aumentada (RA) tornou-se um dos campos da tecnologia que mais crescem no mundo e este crescimento vem impulsionando sua aplicação em diversas áreas sendo a educação uma das mais procuradas.

O que a realidade aumentada faz de fato no ensino é mostrar tópicos abordados na sala de aula de maneira tridimensional, permitindo que o aluno tenha contato direto com a matéria que está estudando. De matemática a história, a RA pode ser incorporada em praticamente qualquer assunto com o uso da criatividade. Sua utilização é facilitada porque pode ser feita através de smartphones ou tablets que são equipamentos de uso cotidiano dos estudantes.

 

                            Exemplo de uso da realidade aumentada no ensino.

 

Benefícios

1. Imersão e Interatividade

O uso da RA permite que os conteúdos sejam passados de forma imersiva. Assim, além das explicações, o aluno pode visualizar estruturas, lugares  que seriam inviáveis no ambiente escolar, como por exemplo ver o solo de marte e seus robôs exploradores ou passear dentro de um vulcão. Além disso também é possível atuar diretamente nos objetos de estudo fazendo com que a aula seja interativa e prenda a atenção do aluno. Imagine poder misturar elementos químicos e observar suas reações, quem não ia querer “brincar” não é mesmo?

2. Engajamento

A realidade aumentada promove um maior envolvimento dos alunos em sala de aula. Isso porque cria um ambiente de aprendizado lúdico e atualizado que o incentiva a participar.

3. Compreensão

O uso da realidade aumentada na sala de aula aprimora as técnicas de ensino, pois fornece ao educador recursos visuais que permitem abordar os conceitos de diferentes aspectos e pontos de vista que podem ir da visão geral ao menor detalhe facilitando a compreensão do conteúdo e aproveitamento das aulas.

4. Noção Espacial

Com a realidade aumentada é possível mostrar aos alunos figuras em três dimensões que antes eram vistos somente em 2D, no papel, permitindo um melhor entendimento espacial e dimensionamento de sistemas, objetos e máquinas. Por exemplo: se torna muito mais simples compreender o funcionamento de um satélite observando-o orbitar a terra do que lendo em uma apostila.

5. Custo Reduzido

Aqui, uma grande vantagem da tecnologia RA é seu baixo custo em relação a outras. Kits de robótica, computadores e dispositivos de realidade virtual são muitas vezes inacessíveis para escolas e pais devido ao alto valor de investimento, enquanto a RA geralmente só necessita de um dispositivo móvel e folhas de papel,  permitindo assim sua introdução em um número maior de instituições, sendo portanto uma tecnologia mais inclusiva.

6. "Desplugada"

A realidade aumentada permite a aplicação sem estar em um ambiente específico com internet e wi-fi, ou seja, pode ser usada "offline" o que minimiza os custos, bastando um dispositivo móvel, o aplicativo e material de apoio.

7 . Colaborativo

O ambiente criado nas aulas induz naturalmente a colaboração entre os alunos, favorece a proposição de trabalhos em grupo, a comunicação, troca de ideias e experiências, aprimorando as habilidades interpessoais e trabalho em equipe.

Isso já existe?

O Google expedições é o maior exemplo do uso das tecnologias imersivas nas salas de aula. No mundo todo, professores e estudantes utilizam esta aplicação para explorar ambientes, objetos e construções históricas através de um aplicativo que permite visualizar tudo em três dimensões com realidade virtual ou realidade aumentada.

 


Aplicativo SENAI Realidade aumentada sendo utilizado em conjunto com a apostila do curso

 

No Brasil, alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) já utilizam a RA em aplicativos desenvolvidos como suporte para o ensino em sala de aula e ensino a distância. Utilizando o celular com o aplicativo, os estudantes apontam a câmera para uma foto ou imagem dos livros didáticos e um vídeo, simulador ou objeto 3D aparece na tela permitindo a interação do usuário e facilitando a compreensão e visualização dos mais diversos assuntos.

Não é somente a tecnologia!

Muitos podem pensar, ao ver este tipo de tecnologia e os benefícios trazidos por ela, que a participação de educadores torna-se menos importante, mas é um erro achar que as tecnologias vêm para substituir os professores.


                     Colaboração entre alunos e professor com uso da tecnologia

 

Com o intuito de que o aluno aproveite todas as vantagens e a interação seja produtiva é necessário a orientação de um educador capacitado e material de apoio para conduzi-lo pois sem eles o engajamento e direcionamento serão perdidos e o objetivo não será alcançado.

Uma atividade bem planejada utilizando a tecnologia trará todos os benefícios citados acima e muitos outros, tanto para os professor como para alunos que recebem um ensino de maior qualidade, melhor compreensão, imersivo e estimulante.

O que fica de lição?

A realidade aumentada está evoluindo para se tornar mais abrangente e disponível. A facilidade de acesso e uso tende a torná-la popular rapidamente o que trará benefícios para sua adoção. Um fator chave para aumentar a eficiência na educação é projetar e aplicar atividades guiadas porém com aberturas que permitam aos alunos seguirem sua linha de raciocínio, imaginação, solução de problemas e troca de experiências. Para que isso ocorra, professores preparados tem papel fundamental na ideação e formatação das atividades.

É necessário que a RA seja introduzida aos educadores pela importância que ela representará nos próximos anos como material de apoio ao ensino e a preparação dos alunos para um mundo cada vez mais tecnológico e virtual, unindo professores, pais e alunos em torno do objetivo principal de melhorar a educação e abrir um mundo de possibilidades.

 


Seja membro da comunidade

Faça o login (no canto superior direito) para ter acesso a materiais exclusivos, receber avisos de novos conteúdos relevantes para você e escrever artigos autorais que serão lidos por todo o público do Camadas Educacionais.

Camadas Educacionais
Pedro Birais
Pedro Birais Seguir

Envolvido com tecnologia desde cedo, participou de diversas competições e eventos relacionados. Atualmente PO na Tenda Digital com o projeto Craftbox e capitão da equipe de robótica Tamandutech.

Ler conteúdo completo
Indicados para você